Em julho, nossos diretor medico-científico, Leandro Ramires, e psicólogo Anderson Matos ministraram duas aulas no IX Curso sobre Uso Terapêutico da Cannabis sativa L., do Movimento pela Regulamentação da Cannabis Medicinal (MovReCam). O curso é gratuito e tem disponibilizado um rico conteúdo para vários profissionais que querem entender ou se especializar em medicina canábica e seu amplo universo.

Leia abaixo um resumo das aulas e acesse o link com o conteúdo completo em vídeo, disponível no Youtube.

 

TRATAMENTO ONCOLÓGICO COM A CANNABIS SATIVA L. – PROFESSOR LEANDRO RAMIRES

O pensamento geral, quando se fala em cannabis medicinal, associa a medicação a uso para tratamentos de transtornos do espectro autista, Mal de Alzheimer, ansiedade, insônia, doenças autoimunes, dores crônicas, para citar os mais comuns.

Mas, a cannabis medicinal tem apresentado bons resultados também em relação a alguns tipos de câncer, como o de pâncreas e o de pulmão, e também tem sido usada como cuidado paliativo.

Erroneamente, muitos acreditam que cuidados paliativos são o último recurso de tratamento. Esses cuidados devem ser administrados no paciente desde o início, para controle da dor e qualidade de vida do paciente. E a cannabis, nos casos nos quais ela ainda não tem um efeito sobre a doença, é um excelente medicamento paliativo, permitindo que o paciente durma bem, se sinta confortável durante o dia, tenha apetite, entre outros.

Na aula, dr. Leandro, que é mastologista e cirurgião oncológico, além de médico prescritor de cannabis medicinal, explica como os canabiniodes atuam no tratamento de alguns tipos de câncer.

A aula começa com a apresentação de uma múmia que foi encontrada na Sibéria, datada do ano 500 a.C., que foi embalsada com flores de cannabis. Um exame de ressonância identificou nos restos mortais indícios de que a mulher foi acometida por câncer de mama.

Sentiu curiosidade? Acesse o link https://shre.ink/aHc8 e assista à aula completa.

 

USO DA CANNABIS SATIVA L. COMO ALIADA DA PSICOLOGIA – PROFESSOR ANDERSON MATOS

Fazer o paciente de cannabis terapêutica entender a ação da medicação em seu organismo, os efeitos neurológicos – como alteração da sensopercepção, do tempo e do espaço, hipersensibilidade sensorial – é uma das atuações que a psicologia pode ter no acolhimento do indivíduo.

A cannabis como terapêutica é uma aliada da psicologia, e o contrário é também verdadeiro. Por tratar diversas enfermidades, transtornos e síndromes, a planta pode ser usada por pacientes cujas doenças também precisam de um acompanhamento psicológico. Para citar algumas: ansiedade, insônia, depressão, doenças autoimunes, transtornos neurológicos e emocionais.

O psicólogo da AMA+ME, @andersonmatos420, conduziu os participantes em um mergulho no relato de uma pessoa que conta, em detalhes, o que sentiu ao usar a cannabis. O nível de detalhamento das sensações torna a experiência muito vívida e ajuda a entender o papel do psicólogo no acolhimento do paciente em uso de cannabis. É importante que ele tenha conhecimento de que essas sensações são normais e esperadas.

Antes desse mergulho, Anderson faz um recorte histórico do uso da cannabis, remontando a época de Napoleão Bonaparte, que teve contato com a maconha no Egito, onde a planta era comumente consumida pela população para vários fins.

A aula completa “O Uso da Cannabis como aliada da Psicologia” está no link https://shre.ink/aHcN.