Em virtude da Pandemia de COVID-19 (Coronavirus) nosso Iº Simpósio AMA+ME: CANNABIS MEDICINAL foi ADIADO ainda sem nova data prevista. Agindo desta maneira, a AMA+ME colabora com a sociedade no sentido de evitar a expansão da infecção pelo vírus. Tão logo a situação se normalize informaremos a nova data.

Desde 2014, o tema da Cannabis Medicinal vem ocupando expressivo espaço na mídia nacional e internacional com a difusão de bons resultados, na busca de melhor qualidade de vida, alcançados por pacientes, muitas vezes crônicos e severamente comprometidos. Isso impacta no aumento exponencial da demanda por cannabis para fins medicinais no país. No início deste ano, a ANVISA estabeleceu mudanças que visam diminuir o tempo necessário para se conseguir o direito de importar, a partir de agora não será necessário a apresentação de Relatório Médico nem Termo de Responsabilidade. O deferimento deixa de ser institucional e passa a ser de responsabilidade médica. Após obter uma receita, o acesso aos produtos de origem canábica importada se limitará ao preço.

Neste cenário dois desafios se impõem: 1) A falta de conhecimento, do médico e do paciente, sobre os potenciais benefícios do uso medicinal da Cannabis e o Sistema Endocanabinoide. 2) O Direito ao acesso que supera os preconceitos e a carência de Legislação Específica no país.

Com o objetivo de difundir informações de qualidade e quebrar barreiras em torno do enorme preconceito que ainda impera sobre o uso terapêutico da Cannabis para diversas doenças, anunciamos com muita alegria o I Simpósio AMA+ME Cannabis Medicinal: Direito, Saúde e Ciência a ser realizado no Centro de Convenções do Renaissance Work Center, dia 25 de abril de 2020, sábado das 8:30 às 18:30 h, em Belo Horizonte.

Nosso Simpósio, o primeiro desta magnitude na cidade de Belo Horizonte e no Estado de Minas Gerais, vai acontecer no momento oportuno já que existe grande demanda por conhecimento científico sobre o tema, principalmente de boa parte da classe médica atenta ao aumento de demanda por parte da sociedade. Por outro lado, pacientes e familiares buscam o direito de cultivar seu próprio remédio e precisam de orientação adequada, médica e jurídica, para conseguir o melhor resultado.

 

A AMA+ME, que tem no paciente sua razão de existir, se sente na responsabilidade de realizar um evento que seja um “divisor de águas” na discussão séria da cannabis medicinal no Estado de Minas Gerais. Para isso, elaboramos um Programa de Palestras e Rodas de Conversas e Debates, envolvendo expoentes profissionais da Academia, Medicina e Direito. Já estão confirmadas as presenças dos Professores: João Menezes, Renato Malcher e Sidarta Ribeiro; dos médicos: Leandro Ramires e Patrícia Montagner; além dos advogados: Emílio Figueiredo e Marcelo Sullivan.

A discussão passa por direito à saúde, potencial terapêutico, estudos clínicos, regulamentação e panorama geral dos acontecimentos envolvendo a luta prelo direito de se tratar com Cannabis, além do Lançamento da Edição Comemorativa do Livro: “Maconha, cérebro e saúde” com a presença dos autores e colaboradores em tarde de autógrafos e coquetel no encerramento do evento.

Programação

08:30     “Check in”

09:00     Abertura

09:10     História do uso medicinal da Cannabis

Patrícia Montagner – Neurocirurgiã (NEUROVINCE / AMAME)

09:40     O Sistema Endocanabinoide na Saúde e na Doença

Leandro Ramires – Cirurgião Oncológico e Mastologista (HC UFMG / AMAME)

10:10     Roda de conversa e debates I   

10:40     Coffe Break

11:00     A produção da verdade legal sobre a Cannabis no Brasil 

Emílio Figueiredo – Advogado (REDE REFORMA)

11:30     A ADI 5708 e a Cannabis Medicinal no STF

Maurício Sullivan – Advogado (UFMG / AMAME)

12:00     Roda de conversa e debates II 

12:30     Intervalo para almoço

14:00     Extrato de cannabis no tratamento de sintomas associados ao TEA

Prof. Dr. Renato Malcher – Neurocientista (UnB)

14:30     Ciência com viés: “como a cannabis é…”

Prof. Dr. João Menezes – Neurocientista (UFRJ)

15:00     O retorno do “Cãonabis”

Prof. Dr. Sidarta Ribeiro – Neurocientista (UFRN)

15:30     Roda de conversa e debates III

16:00     Tarde de autógrafos e coquetel

Lançamento do livro: Maconha, Cérebro e Saúde (Edição Comemorativa)

18:30     Encerramento