DERMATITES (atópica, psoríase, dermatite de contato)

Muitos mediadores inflamatórios, incluindo várias citocinas, como por exemplo: interleucinas, fator de necrose tumoral, proteases inflamatórias, e histamina são libertados após ativação de mastócitos. Moduladores endógenos para a ativação de mastócitos e os mecanismos subjacentes ainda não foram elucidados. Canabinoides endógenos, dentre eles a anandamida, foram encontrados em tecidos periféricos e têm sido propostos como reguladores da ativação dos mastócitos e, consequentemente, da inflamação local.

Pesquisadores da Universidade de Seowon, na Coréia, estudando o papel dos agonistas canabinoides de receptores CB1 descreveram, em fevereiro passado, o importante efeito inibitório da liberação de mediadores da inflamação pelos mastócitos além da redução de proliferação dos mesmos. O possível controle de processos inflamatórios por canabinoides amplia a possibilidade terapêutica para tratamento de dermatite atópica, psoríase e dermatite de contato [1].

Dentre os mediadores da inflamação, produzidos pelos mastócitos, inclui-se a histamina, um neurotransmissor, diretamente envolvido na regulação das respostas imunes, incluindo a proliferação celular, diferenciação, hematopoiese e cicatrização de feridas. Durante a resposta inflamatória, a histamina aumenta a permeabilidade capilar atua em células do músculo liso vascular e células endoteliais para recrutar várias células inflamatórias, tais como as células T, eosinófilos, macrófagos, e mastócitos para a região alérgica. Pouco se sabe a respeito dos moduladores fisiológicos endógenos de ativação de mastócitos e liberação de histamina. Aos poucos, a ciência caminha na direção das evidências crescentes de que o sistema endocanabinóide (ECS) atua como um modulador chave da liberação de mediadores dos mastócitos [2].

Referências

  1. Nam G, Jeong SK, Parque BM, et al. Selective Cannabinoid Receptor-1 Agonists Regulate Mast Cell Activation in an Oxazolone-Induced Atopic Dermatitis Model. Ann Dermatol. 2016 Feb; 28 (1): 22-9. [PubMed]
  2. Sugawara K, Bíró T, Tsuruta D, Tóth BI, Kromminga A, Zákány N, et al. Endocannabinoids limit excessive mast cell maturation and activation in human skin. J Allergy Clin Immunol. 2012;129:726–738.e8. [PubMed]