O diretor médico-científico da AMA+ME, Leandro Ramires, é coautor de um novo artigo científico sobre os benefícios da dosagem individual da cannabis medicinal em pacientes portadores de Transtornos do Espectro Autista (TEA), a partir das respostas de cada paciente.

A produção científica é uma das características da associação, que tanto produz artigos próprios quanto apoia estudos acadêmicos, de saúde humana e de saúde animal.

No fim de julho, a Frontiers in Psychiatry, da editora Frontiers, uma das mais importantes na produção científica no mundo, publicou o artigo “Regime de dosagem individualizado de extratos de cannabis de espectro total para sintomas autistas e comorbidades: um relato da vida real de benefícios multissintomáticos” (em inglês “Individually tailored dosage regimen of full-spectrum Cannabis extracts for autistic core and comorbid symptoms: a real-life report of multi-symptomatic benefits”).

Leia aqui o artigo científico na íntegra.

O estudo é assinado por mais sete cientistas de renome na medicina e na medicina canábica no Brasil. São eles: Patrícia Montagner, Wesley Medeiros, Clarissa N. Borges, Joaquim P. Brasil-Neto, Vinícius d. Barbosa, Fabio V. Caixeta e Renato Malcher-Lopes.

Entenda o estudo científico

Transtornos do Espectro Autista (TEA) podem afetar significativamente o bem-estar dos pacientes e suas famílias. Diante desse cenário, os resultados promissores e poucos efeitos colaterais têm despertado aumento no interesse do uso terapêutico da cannabis para TEA, mas ainda não há um consenso sobre diretrizes de tratamento.

Para este estudo, 20 pacientes com sintomas autistas foram tratados com extratos de cannabis em um regime de dosagem individualizado baseado na resposta ao tratamento. Durante o estudo, a dosagem diária e as proporções relativas de CBD e THC foram ajustadas com base nos resultados após avaliação clínica periódica. A maioria dos pacientes (80%) foi tratada por pelo menos 6 meses.

Utilizamos um novo questionário detalhado de resultados relatados pelo paciente ou cuidador online sobre sintomas principais, comórbidos e a qualidade de vida. Da mesma forma, os registros foram revisados, e nenhuma condição dentro do espectro autista foi excluída. Essa abordagem da vida real permitiu obter uma compreensão mais clara do amplo alcance dos benefícios que os extratos de cannabis podem proporcionar aos pacientes com TEA e suas famílias.

Resultado

Após o tratamento, 18 dos 20 pacientes mostraram melhora na maioria dos sintomas principais e comórbidos do autismo, bem como na qualidade de vida dos pacientes e suas famílias, com efeitos colaterais leves e raros. E mostramos pela primeira vez que a alotriofagia (ingestão de coisas que não são alimentos) pode ser tratada com extrato de cannabis.

O texto teve repercussão nacional e internacional em vários sites de notícias e mídias.

Nacional

Metrópoles – Autismo: extrato de cannabis adaptado melhora tratamento, diz estudo

Catraca Livre – Estudo diz que cannabis melhora tratamento do autismo

TV Jornal – Extrato de cannabis adaptado melhora tratamento para o autismo, afirma estudo

Internacional

Yahoo News – Marijuana can often help with autism symptoms, but it’s complicated. A new study indicates why

Norml – Study: Cannabis Extracts Associated with Quality of Life Improvements in Autism Patients

Cannabis Net – Cannabis Can Treat Some of Autism’s Core Symptoms and Marijuana Extracts May be the Key Says New Medical Study

Cannabis Health News – New cannabis research: cancer, Type 2 diabetes, autism, fibromyalgia and skin disorders

Salon – Marijuana can often help with autism symptoms, but it’s complicated. A new study indicates why

Cannabis Tech Today – Cannabis Extracts May Improve Quality of Life for Autism Patients

Green State – Cannabis oil may improve the lives of people with autism, according to new study