Foto: Sô Fotocoletivo

Foto: Sô Fotocoletivo

Por Leandro Barbosa / História Incomum

No Brasil, atualmente, 1030 pessoas são registradas e autorizadas pela ANVISA para importar o Óleo de Cannabis rico em CBD, conhecido como Canabidiol, produto derivado da maconha para fins medicinais. Mesmo com o respaldo legal, muitos pacientes ainda esbarram na burocracia dos órgãos públicos brasileiros e precisam correr contra o tempo para permanecerem vivos ou com o quadro de saúde estável. E foi esta a luta travada pelos pais de 18 crianças epiléticas e autistas graves, nos últimos dias do mês de julho, conforme foi contado na reportagem “O bom remédio da Santa Marihuana”.

Num impasse junto a Receita Federal, que fazia os dias serem contados a cada nova dose de remédio, a fim de se ter a noção de quanto tempo ainda tinham antes do fim do frasco, a luta contra a burocracia foi travada num cenário que parecia dizer que a saúde não é um direito, mas sim um favor do Estado. E com isso, um papel passou a ter mais valor que a vida, levando em conta as palavras ditas pela assessoria da Receita Federal: “assim que o destinatário for ao Aeroporto de Viracopos e apresentar a documentação determinada pela lei, o produto será entregue”.

“A luta contra a burocracia foi travada num cenário que parecia dizer que a saúde não é um direito, mas sim um favor do Estado”.

Matéria originalmente publicada por História Incomum