CULTIVO COLETIVO

O cultivo coletivo de cannabis é comum em vários países onde seu consumo medicinal é regulamentado. Pacientes de todas as idades necessitam consumir, porém nem todos têm a capacidade de cultivar seu próprio fitoterápico; ou extrair e processar os princípios ativos necessários para confecção do mesmo. Dessa maneira, nos países onde o consumo medicinal é regulamentado, grupos de pacientes podem se formar para produzir, através de uma estrutura comum, o material vegetal para produção do medicamento necessário para o consumo individual.

Uruguai  e Chile , nossos vizinhos de continente, já possuem regulamentação adiantada para cultivo coletivo de cannabis. Em ambos os países, projetos de cultivo coletivo foram implementados com sucesso. Na Espanha, cultivos coletivos chamados lá de clubes de cultivo existem há mais de 20 anos.

CULTIVO PESSOAL

A AMA+ME é favorável à descriminalização do cultivo pessoal para fins medicinais que, muitas vezes, atende questões humanitárias. Tratando-se de uma planta que pode ser consumida in natura (em algumas situações clínicas), após regulamentação federal, pode ser produzida localmente, pelo próprio paciente, com relativa facilidade.

O custo elevado para importação de medicamentos a base de canabinoides e a ilegalidade para aquisição no mercado interno (limitada ao comércio ilegal de drogas), são os principais entraves para utilização desses medicamentos no país; assim, a regulamentação do cultivo pessoal/coletivo protegeria o usuário do tráfico de drogas, e baixaria expressivamente o custo do tratamento.

Nos países onde o cultivo é regulamentado, existem lojas especializadas em produtos para cultivo de cannabis; são as growshop, do inglês, que quer dizer “loja de cultivo”. Nas growshop o paciente encontrará todos os produtos necessários para iniciar seu cultivo. Na internet, em fóruns e blogs brasileiros, é possível encontrar tutoriais, vídeos e alguma literatura ensinando a cultivar Cannabis Sativa L. para fins medicinais, de maneira simples e barata.

Os cultivos regulamentados tem grande possibilidade de fornecer o fitoterápico de muitos pacientes ligados à associação. Pretendemos disponibilizar informação para ajudar os cultivadores a atingir alto nível de qualidade e confiabilidade na produção do seu fitoterápico assim que a refulamentação for estabelecida.

ANÁLISE E CERTIFICAÇÃO DE FITOTERÁPICOS E FÁRMACOS

Muitos pacientes beneficiados pela cannabis medicinal, e pessoas do seu círculo de amizade, estão tentando produzir seu próprio extrato (óleo). Essa alternativa é pautada num sentido de absoluta urgência, entretanto, além da regulamentação, existe carência de informações técnicas que possam garantir a qualidade, e permitam a manipulação médica de dosagens que sejam adequadas para tratar cada paciente na sua necessidade específica. Informações técnicas qualificadas sobre plantio, extração de princípios ativos e produção de fármacos são essenciais, além da premente mudança na legislação nacional em prol da regulamentação da cannabis medicinal, para possibilitar o cultivo da Cannabis Sativa L. no país.

Dentro de nosso projeto de cultivo, extração e pesquisa, pretendemos adquirir conhecimento para estabelecer padrões para elaboração de um manual de boas práticas agrícolas da cannabis, essencial para produção do fitoterápico. Tal desenvolvimento permitirá a padronização da qualidade para cultivos individuais e/ou coletivos pelo país.

Opinião AMA+ME

Após a descriminalização, a AMA+ME acredita ser capaz de administrar o cultivo coletivo, processamento e distribuição dos fitoterápicos e fármacos a base de cannabis para seus associados no Brasil. Neste contexto, ajuizamos em conjunto com o Partido Popular Socialista (PPS) a Ação Direta de Inconstitucionalidade ADI 5708 perante a Lei 13,343 de 2006, conhecida como Lei de Drogas do Brasil, no Supremo Tribunal Federal (STF)

Somos solidários aos brasileiros que cultivam ou pretendem cultivar cannabis para fins medicinais, neste sentido apoiamos iniciativas como a do Ministério Público Federal que visam, fundamentalmente, atender as necessidades dos pacientes, favorecendo a regulamentação da cannabis medicinal no país; desta forma a importação deixará de ser a única alternativa.

Projetos de Cultivo Medicinal AMA+ME

Acreditamos que para produção nacional de cannabis medicinal de qualidade serão necessários projetos técnicos de pesquisa que considerem e investiguem:

  1.  Métodos de cultivo (preparação do solo, semeadura, processo de produção, colheita e processamento
  2. Extração de princípios ativos (canabinoides e terpenos)
  3. Análise qualitativa e quantitativa de canabinoides, agrotóxicos, metais pesados e outros presentes nos extratos
  4. Produção e beneficiamento de produtos medicinais
  5. Distribuição, armazenamento e segurança
  6. Sustentabilidade
  7. Controle de qualidade e certificação
  8. Fiscalização Sanitária
  9. Respeito ao meio ambiente.

Com material vegetal disponível, será possível, e mais barato, desenvolver as pesquisas para extração e produção de fármacos advindos da Cannabis Sativa L. no Brasil. A AMA+ME se propõe a participar, fomentar e desenvolver pesquisas, de comum acordo e respeito às necessidades de seus associados.

Para concretizar a produção de cannabis medicinal no Brasil, a AMA+ME precisa do seu auxilio para conclusão dos projetos técnicos e implantação dos mesmos após regulamentação a nível federal.

Seja um colaborador e/ou doador e apoie essa causa!

Cultivo

Germinação de sementes de espécies com controle e THC e CBD

cultivo

Cultivo em laboratório para análise de fertilizantes

cultivo1

Flores de cannabis, após colheita e secagem pelo processo natural