Lista de prescritores de Cannabis

A resolução 2113/2014 do Conselho Federal de Medicina (CFM) restringe a prescrição compassiva de CBD às especialidades de neurologia e suas áreas de atuação, neurocirurgia e psiquiatria e regulamenta uso compassivo do canabidiol como terapêutica médica, exclusiva para o tratamento de epilepsias na infância e adolescência refratárias às terapias convencionais.

Nesta resolução é vetada qualquer outra forma de uso medicinal da cannabis. Pelo CFM, médicos de outras especialidades não podem prescrever. Por outro lado, a RDC 38/2013 do Ministério da Saúde (MS)  estabelece o acesso ao uso compassivo a “medicamentos em pesquisa” que pode beneficiar pacientes. Esta resolução do MS dá suporte para a classe médica prescrever medicamentos relacionados à cannabis, em situações de uso compassivo. Além disso, a RDC 17/2015 do Ministério da Saúde/ANVISA Define os critérios e os procedimentos para a importação, em caráter de excepcionalidade, de produto à base de Canabidiol em associação com outros canabinoides, por pessoa física, para uso próprio, mediante prescrição de profissional legalmente habilitado, para tratamento de saúde.

São poucos profissionais da área de saúde que estudam e utilizam na prática clínica o tratamento com Cannabis, portanto ainda é muito difícil encontrar um(a) médico(a) prescritor(a).

Entretanto, muito(a)s médico(a)s sensíveis ao sofrimento dos pacientes, prescrevem para portadores de doenças graves, em sua maioria crônicas e debilitantes, carentes de possibilidades terapêuticas e que desejam aliviar seu sofrimento com o uso adequado de canabinoides.

Esta lista é uma iniciativa de pacientes e suas associações que contaram com estes profissionais para acesso à autorização de importação da ANVISA.

Vale lembrar que a AMA+ME não indica, nem se responsabiliza pelos atendimentos médicos ou produtos prescritos. Nosso intuito é proporcionar o encontro entre pacientes de doenças passíveis de tratamento canábico e médico(a)s, facilitando o processo de acesso