No dia 15 de setembro, um dia após reunião da Agenda Regulatória da ANVISA para o biênio 2017 2018,  estiveram em audiência com o Cel. Roberto Alegretti, atual presidente da SENAD – Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, no Palácio da Justiça em Brasília, os representantes da AMA+ME: Dr. Leandro Ramires, Prof. Dr. Renato Malcher, João Braune e o ativista social na causa da cannabis medicinal e pai da nossa associada Anny, Norberto Fisher.

Palácio da Justiça - Sede da SENAD

Palácio da Justiça – Sede da SENAD

Na oportunidade, além das apresentações formais, foi possível despertar interesse científico, por parte do secretário, na causa da cannabis medicinal principalmente para pacientes graves que não possuem outra escolha de tratamento. O Prof. Renato Malcher esclareceu as dúvidas relacionadas à fisiologia do Sistema Endocanabinoide, especialmente para pacientes autistas.

“O site amame.org.br constitui fonte de informação e demostra o potencial terapêutico da cannabis e seus canabinoides para as seguintes áreas do conhecimento médico: neurologia, psiquiatria, imunologia e oncologia”, afirmou Leandro Ramires, presidente da AMA+ME.

Há 2 anos, pacientes e associações de pacientes de cannabis medicinal vinham construindo, em parceria com a SENAD, na pessoa do seu ex-secretário Vitore Maximiano, uma agenda positiva que criou as condições, junto à ANVISA, para atendimento aos casos mais graves que necessitam de importação de extratos de cannabis rico em CBD de maneira urgente.

Como não existe a disponibilidade dessa medicação no Brasil, outra importante limitação é o custo elevado que impede o acesso à maioria absoluta da população que precisa do tratamento. O custo médio varia de R$ 1.401,57 a R$ 8.409,41 o mês de tratamento (cotação de 12/09/16). Muitos pacientes, pais e mães, sem recursos, observando a melhora dos demais associados, recorrem às ruas ou a cultivos domésticos de cannabis para obtenção do substrato para fazer um óleo, sem qualquer especificação de dosagem, qualidade ou garantia de procedência. Neste sentido, é preciso discutir a produção e o beneficiamento de cannabis medicinal no Brasil e a SENAD é uma instituição fundamental nesta questão. O cultivo medicinal regulamentado de cannabis certamente passará pelo Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (CONAD).

Da esquerda para a direita: Dr. Leandro Ramires, Cel. Roberto Alegretti, Norberto Fischer e Prof. Renato Malcher

Da esquerda para a direita: Dr. Leandro Ramires, Cel. Roberto Alegretti, Norberto Fischer e Prof. Renato Malcher

Visando uma maior representatividade no CONAD, o presidente da AMA+ME, Dr. Leandro Ramires, se candidatou a uma vaga de conselheiro com Norberto Fisher como suplente. Cel. Roberto se comprometeu a levar a solicitação para apreciação do Ministro da Justiça Alexandre de Moraes, que também ocupa o cargo de presidente do CONAD. Estamos na espera por novas notícias.