Trata-se de distúrbio neuropsiquiátrico raro caracterizado por “tiques” nervosos variados, motores ou vocais, persistentes e geralmente se instalam na infância. Alterações em neurônios que utilizam o ácido gama-aminobutírico (GABA) como neurotransmissor específico, modulado pelos receptores CB1 nos gânglios da base, especificamente no globo pálido, estão intimamente relacionados à etiologia da doença.

Hung

Gânglios da Base – envolvidos nas síndromes de Tourette e Huntington

A frequência e intensidade dos tiques são variáveis apresentando piora com o estresse, porém, na maioria das vezes, não apresentam relação com estado emocional. Em muitos casos, associa-se a transtornos obsessivo-compulsivos e déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Os tiques são involuntários e fogem ao controle dos pacientes, em alguns casos causam grande prejuízo na qualidade de vida, desde limitação física até preconceito e estigma social. De causa ainda desconhecida, a hereditariedade parece ter papel relevante e podem persistir por toda a vida. Muitos casos se manifestam na infância e podem evoluir para seu agravamento ao longo dos anos.

Vários relatos forneceram evidências de que a cannabis pode ser eficaz, não só na supressão de tiques, mas também no tratamento de problemas comportamentais associados à síndrome. O THC é recomendado para o tratamento da síndrome de Tourette em adultos, quando a primeira linha de tratamentos não conseguiu melhorar os tiques, o THC deve ser considerado como possível solução [1]. Segundo estudo publicado em 2003, pelo Departamento de Clínica Psiquiatria e Psicoterapia da Escola Médica de Hannover na Alemanha, pacientes que sofrem de síndrome de Tourette e se tratam com THC não apresentam déficits cognitivos agudos ou em longo prazo [2]. Esta observação confirma a segurança do tratamento com THC nestes casos.

OPINIÃO AMA+ME

O prognóstico da síndrome de Tourette é muito variável, quanto mais exagerados e frequentes são os tiques, pior é o prognóstico. Antes de chegar a esse ponto, a introdução suplementar de um extrato de cannabis, na dieta de um paciente portador de Tourette, pode favorecer a qualidade de vida e, quem sabe, melhorar o prognóstico. Assim como na esclerose múltiplas, síndrome de Hutington e demais doenças neurodegenerativas, o cultivo doméstico, pode ajudar a melhorar, substancialmente, a vida dessas pessoas.

Referências

1.        Müller-Vahl KR. Treatment of Tourette syndrome with cannabinoids. Behav Neurol. 2013;27(1):119-24. [PubMed]

2.        Müller-Vahl KR, Prevedel H, Theloe K, et al. Treatment of Tourette syndrome with delta-9-tetrahydrocannabinol (delta 9-THC): no influence on neuropsychological performance. Neuropsychopharmacology. 2003 Feb;28(2):384-8. [PubMed]