Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia em sua cartilha para pacientes, a fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Os pacientes costumam dizer que não há nenhum lugar do corpo que não doa. Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com Fibromialgia é a grande sensibilidade o toque e à compressão de pontos no corpo.

Todos esses sintomas associados à fibromialgia, muitas vezes geram debates entre correntes científicas que afirmam que a fibromialgia seria uma manifestação de um quadro depressivo e não se constituiria numa entidade nosológica distinta. Controvérsias à parte, para todos os sintomas relacionados à fibromialgia, a cannabis e seus canabinoides possuem efeito benéficos descritos aqui: dor, depressão, ansiedade e parestesias.

Promovido pela AMA+ME, saiu recentemente mais uma publicação internacional, desta vez na respeitada Revista Científica “Pain Medice”, da Universidade de Oxford: Ingestion of a THC-Rich Cannabis oil in People with Fibromyalgia: A Randomized, Double-Blind, Palcebo-Controlled Clinical Trail . Trata-se de um ensaio clínico duplo-cego, randomizado e controlado por placebo que foi conduzido por oito semanas para determinar o benefício de um óleo de cannabis sobre os sintomas e a qualidade de vida de 17 mulheres com fibromialgia, residentes em um bairro de baixo perfil socioeconômico e com alta incidência de violência na cidade de Florianópolis, Brasil. Este importante Estudo foi desenvolvido pelos colegas pesquisadores e prescritores de cannabis para fins medicinais: Dra. Carolina Chaves, Prof. Dra. Andreia Pelegrini e Prof. Dr. Paulo Cesar T Bittencourt (Neurologista do Departamento de Clinica Médica da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC), para os quais celebramos nossos maiores agradecimentos.

Um Óleo Medicinal Integral de Cannabis spp. a 10% rico em THC (24,44 mg / mL de THC e 0,51 mg / mL de canabidiol [CBD]) proporcionou  melhora significativa nos escores de “sentir-se bem”, “dor”, “trabalhar” e “fadiga” segundo parâmetros utilizados pelo Fibromyalgia Impact Questionnaire (FIQ), Instrumento de avaliação dos sintomas observados na fibromialgia pela American College of Rheumatology (ACR). A dose inicial foi de uma gota (± 1,22 mg de THC e 0,02 mg de CBD) por dia com aumentos subsequentes de acordo com os sintomas. O FIQ foi aplicado nos momentos pré e pós-intervenção e em cinco atendimentos durante oito semanas. O grupo que recebeu o Óleo de Cannabis apresentou uma diminuição significativa no escore FIQ em comparação com o grupo placebo ( P  = 0,005) e em comparação com o escore inicial neste mesmo grupo. ( P  <0,001). Os autores conduziram o Estudo num Posto de Saúde da Atenção Primária do SUS, que da cobertura assistencial para residentes em um bairro de baixo perfil socioeconômico e com alta incidência de violência na cidade de Florianópolis (SC). Os fitocanabinoides podem ser uma terapia de baixo custo e bem tolerada para reduzir os sintomas e aumentar a qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia, concluíram os autores.

A melhora do controle da dor com óleos derivados de Cannabis, além de trazer alívio na intensidades dos sintomas, reduz o uso de medicações opioides e corticosteroides e contribui para retomada da força de trabalho e autonomia de boa parte dos pacientes sofredores. A cada dia, cresce o número de publicações demonstrado o potencial terapêutico da Cannabis nos quadros de dor crônica intensa. Independentemente da Legislação ainda proibicionista no país, Associações de Pacientes acolhem e promovem qualidade de vida para uma grande quantidade de pacientes que até então não tinham muitas opções para recorrer.